O caminho até chegar à convocação para o Campeonato Mundial de Paratriatlo, que ocorrerá no dia 11 de setembro, em Londres, feito pela Federação Brasileira de Triatlo (CBTri), para o goiano Leandro Machado, de 35 anos, foi bem mais exigente do que o normal. Depois de ter a perna esquerda amputada por causa de um acidente automobilístico, em 2009, ele utilizou o esporte como ferramenta de reabilitação e começa a colher os frutos de seu empenho.

Para competir na categoria TRI-5, para atletas que têm comprometimento moderado de um dos membros inferiores, Leandro treina natação, corrida e ciclismo, conjuntamente, há um ano.O bancário aproveita os períodos que precedem e sucedem o trabalho para somar quase 2h30 de exercícios diários.

“O triatlo é um esporte caro em termos de equipamentos e próteses. Estou adquirindo aos poucos”, revela.

Mesmo com as dificuldades, Leandro obteve bons resultados regionais e decidiu se aventurar no Brasileiro de Paratriatlo, disputado em João Pessoa, em março deste ano. Terminou em 3º lugar. Foi a mesma posição em que cruzou a linha de chegada no Panamericano, em Vila Velha (ES), no começo do mês. Os resultados culminaram na convocação para o Mundial.

“Nem pensei que seria convocado para o Mundial de forma alguma, porque, mesmo com o destaque, é bem precoce”, revela Leandro, que cumprirá 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km corrida (sprint triatlo), na capital britânica, caso consiga bancar a viagem. “Ainda não consegui respaldo. Por enquanto, só meus familiares têm me ajudado nessa questão (financeira)”, revela.

A boa notícia é que a ADFEGO vai ajudar o Leandro e ele poderá representar a ADFEGO e o estado de Goiás na competição.

Parabéns pela conquista Leandro e boa sorte em Londres!!! Sabemos que você fará bonito.

 Fonte: www.opopular.com.br