O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está oferecendo 73 vagas para cursos gratuitos de formação inicial e continuada ou em cursos técnicos de nível médio para pessoas com deficiência.

A ideia, segundo a coordenadora regional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Amazonas (Pronatec), Sílvia Barros, é criar uma oferta de mão de obra especializada destinada principalmente às empresas do Polo Industrial de Manaus e ao comércio da capital.
Sílvia explicou que as oportunidades são para a construção civil, eletroeletrônicos, metalmecânico, manipulação de alimentos, moda e costura industrial, setores que se ressentem da falta de pessoal qualificado, conforme exigido nas leis trabalhistas.
“O pouco interesse desse público pelos cursos se dá muito mais por falta de informação. Queremos reforçar a capacitação desse público, porque a maioria recebe o benefício de prestação continuada do INSS, que é da ordem de um salário mínimo (R$ 678), e prefere ficar em casa. Em geral, a superproteção dos pais acaba impedindo essa força de trabalho de fazer parte da economia”, esclareceu.
Os interessados podem fazer a pré-matrícula em uma das 18 unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de segunda à sexta-feira, de 8h às 16h. As aulas presenciais serão ministradas no Senai dos bairros Japiim, Cachoeirinha, Distrito Industrial e Alvorada. Além da matrícula e das mensalidades gratuitas, o Pronatec oferece aos estudantes transporte, alimentação e material didático.
 
Fonte:Emtempo